Área restrita EN-US

Tecnologia GNSS no Suporte à Navegação Aérea

21 de Outubro de 2021

INCT GNSS NavAer Amplia sua rede de receptores GNSS

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia "Tecnologia GNSS no Suporte à Navegação Aérea"– INCT GNSS-NavAer, com sede na Unesp de Presidente Prudente, por meio do Bolsista TTIV Renan Pereira Biazini realizou a instalação de um novo receptor no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) no campus de Araguatins-TO, entre os dias 26/09/2021 e 01/10/2021, no Observatório de Física Espacial.

O Observatório já possuía os equipamentos Ionossonda, Imageador do tipo all-sky, Interferômetro Fabry-Perot e Magnetrômetro. A instalação de um receptor GNSS permitirá o cruzamento de dados capturados, aumentando o número de possibilidades de novas pesquisas relacionadas a cintilação ionosférica, fenômeno caracterizado por variações rápidas na amplitude e na fase do sinal da portadora que atravessa a ionosfera. A cintilação ocorre comumente após o pôr do sol e em regiões de baixa latitude, o que justifica a instalação do receptor nesta localização.

A instalação contou com o apoio dos professores Dr. Paulo Fagundes (Universidade do Vale do Paraíba), Dr. Josafa Carvalho (Diretor - IFTO), Dr. Maukers Dias (IFTO) e Dr. Flavio Roony (IFTO), além dos setores de Manutenção e T.I. do IFTO.

Os dados do receptor instalado, cuja estação teve a denominação de STAR, já estão disponíveis na ferramenta ISMR Query Tool, ferramenta essa que faz análise de dados de monitoramento da ionosfera através da aplicação de técnicas de visualização e mineração de dados.

Abaixo mostramos algumas fotos obtidas durante a instalação mostrando alguns dos envolvidos.

Renan Pereira Biazini preparando a antena GNSS para instalação.

Antena instalada e Renan com os pesquisadores do IFTO (da esquerda para a direita: Dr. Josafa Carvalho (Diretor - IFTO), Dr. Maukers Dias (IFTO) Renan e Dr. Flavio Roony (IFTO).
Antena instalada e Renan com os pesquisadores do IFTO; da esquerda para a direita: Dr. Josafa Carvalho (Diretor - IFTO), Dr. Maukers Dias (IFTO) Renan e Dr. Flavio Roony (IFTO).

Na foto seguinte, além dos pesquisadores já mencionados, temos também o Dr. Paulo Fagundes da Univap (4º. da esquerda para a direita), com o qual os pesquisadores da Unesp realizam atividades em conjunto há muito tempo.

Renan com os pesquisadores do IFTO e também Dr. Paulo Fagundes da Univap.

O INCT agradece o suporte recebido pelo grupo do IFTO para mais essa etapa do projeto.